Projeto
Cerâmica Saramenha
Objetivo do Projeto
O projeto “Cerâmica Saramenha II”, iniciado em 2023, busca preservar e valorizar o patrimônio imaterial da Cerâmica Saramenha em Minas Gerais. Ao longo de 26 anos, foram realizadas ações de resgate da história e do modo de fazer da cerâmica, visando agregar valor à comunidade de Ouro Branco. Inicialmente mantido por iniciativas diversas, parcerias e investimentos próprios, a partir de 2022, o projeto recebeu apoio do Governo de Minas, Gerdau e teve a gestão da Adesiap.
A Cerâmica Saramenha, após décadas de declínio, viu sua produção e visibilidade diminuírem. O conhecimento sobre sua história e técnicas, bem como ações de resgate e divulgação, tornaram-se essenciais. A valorização é fundamental para despertar interesse e respeito pela arte, sendo alcançada por meio de ações como vivências escolares, visitas guiadas e palestras. O Mestre Leonardo Ricart, último detentor da técnica, destaca a importância da divulgação e sensibilização, mostrando a relevância de compartilhar saberes para preservar essa tradição.
Vivências
As escolas desempenham um papel central nas ações educativas, envolvendo alunos do ensino fundamental e médio, bem como professores da rede pública de Ouro Branco/MG. Cerca de 5 mil pessoas, especialmente da zona rural, participam das vivências escolares, conduzidas pelo Mestre Leonardo Ricart, proporcionando contato direto com a matéria-prima e o processo de produção da Cerâmica Saramenha.
Ao direcionar grande parte das atividades para escolas rurais, busca-se democratizar o acesso e estimular o interesse, aproveitando a disponibilidade de argila na região. Essa abordagem visa formar futuros mestres da Cerâmica Saramenha. As vivências escolares são cruciais, pois a escola é um ambiente propício para o conhecimento e a valorização da cultura, incluindo o entendimento dos patrimônios materiais e imateriais locais.
A presença de um profissional da pedagogia e a utilização de atividades lúdicas adequadas à faixa etária dos estudantes enriquecem as intervenções. Durante as vivências, crianças e adolescentes aprendem sobre a história da Cerâmica Saramenha, as louças do império, a modelagem do barro e os instrumentos utilizados. O ponto alto é a prática, permitindo que o público modele uma peça, proporcionando uma experiência única e educativa.
O Livro
Em 2022, o projeto de difusão da Cerâmica Saramenha obteve resultados satisfatórios, impulsionando novas ações em 2023, incluindo a criação de um livro que registra a história, técnica e importância dessa tradição. O livro, com tiragem inicial de 800 exemplares, visa sistematizar a transmissão de conhecimento, antes feita de forma oral pelos mestres. Pretende-se distribuir gratuitamente toda a tiragem, além de promover um evento de lançamento em Ouro Branco.
Essa iniciativa integra o robusto processo de resgate e valorização da Cerâmica Saramenha, contribuindo para a divulgação e sensibilização do público. Além disso, busca enriquecer a cena cultural de Ouro Branco e preservar esse patrimônio imaterial. A produção do livro envolve pesquisa, coleta de informações e documentos, com ênfase em aspectos históricos, iconográficos, registros fotográficos, medidas de proteção e valorização.
O livro, além de garantir um registro de qualidade, pretende oferecer ao público uma publicação abrangente que destaca a história, técnica e esforços para manter a Cerâmica Saramenha viva. Além de contribuir para a transmissão de conhecimento, a publicação coroa o processo de resgate e valorização, fortalecendo o aprendizado e o reconhecimento desse valioso patrimônio.
Público Alvo
As escolas desempenham um papel central nas ações educativas, envolvendo alunos do ensino fundamental e médio, bem como professores da rede pública de Ouro Branco/MG.